style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Emocionado, Bolinha celebra a vitória ao lado dos apoiadores, vereadores Jorjão e Daniel Diniz
Depois de um ano, a oposição ao governo Jorge Pozzobom (PSDB) retomou o comando da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por 11 votos a 10, os parlamentares escolheram Adelar Vargas (MDB), o Bolinha, como o novo presidente do Legislativo para o ano de 2020. Ele derrotou a chapa da situação, liderada por Manoel Badke (Democratas), Maneco. A eleição ocorreu na tarde de ontem.
- Nós vamos trabalhar pelos 21 vereadores, porque precisamos melhorar a nossa cidade com visão e também planejamento. Santa Maria precisa se renovar. A prioridade é trabalhar na questão dos projetos na mobilidade urbana e habitação - frisou Bolinha, após ser eleito. Com as galerias lotadas, o voto decisivo ficou por conta da vereadora Luci Duarte (PDT), Tia da Moto, que, em uma eleição tensa no ano passado, votou junto com a situação, elegendo Cida Brizola (Progressistas), Drª Cida, como presidente do Legislativo. Com a mudança, a oposição volta a ser maioria na Câmara de Santa Maria em um ano que será marcado pelas eleições municipais.
Nos bastidores, prevendo a derrota, apoiadores do governo chegaram a procurar parlamentares da oposição para propor uma chapa unificada, encabeçado por Bolinha. Entretanto, a ideia foi rechaçada pelo bloco dos 11.
- Essa é uma Casa democrática. Temos que aceitar a decisão de todos os vereadores. Nos últimos dias, houve a troca de posição de uma vereadora (Tia da Moto) e, consequentemente, os vereadores da oposição ficaram com a maioria. É um processo normal e saudável - amenizou o líder do governo na Câmara, vereador Cezar Gehm (MDB).
Já o líder da oposição, vereador Valdir Oliveira (PT), comemorou o resultado da eleição e destacou a importância da independência entre os poderes:
- Achamos que é um grande avanço para o Legislativo. Se pensares, no primeiro ano do governo, a gente percebia muito a influência deles nos processos dentro da Câmara. Quando a oposição esteve no comando, isso não aconteceu.
Com o recesso parlamentar, as sessões do Legislativo só serão retomadas no dia 20 de fevereiro do ano que vem.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
DIREÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA EM 2020
Presidente
Adelar Vargas (MDB), Bolinha
1º Vice-Presidente
Luci Duartes (PDT), Tia da Moto
2º Vice-Presidente
Cida Brizola (PP), Drª Cida
1º Secretário
Admar Pozzobom (PSDB)
2º Secretário
Alexandre Vargas (PRB)
1º Suplente
Daniel Diniz (PT)
2º Suplente
Juliano Soares (PSDB), Juba
O NOVO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO
- Nome Completo: Adelar Vargas dos Santos (Bolinha)
- Partido: MDB
- Nascimento: 14/08/1966
- Grau de Instrução: Ensino Superior Completa (Gestão Pública na Unppar)
- Profissão: Parlamentar
- Principal bandeira: defesa dos animais